GAROTO

30/05/2019

A nova onda do brigadeiro gourmet

A palavra gourmet virou moda na culinária. Quando acrescentada ao nome de um prato ou de um doce, indica que ele é especial, tem um sabor e um refinamento a mais.

O brigadeiro também entrou na onda, é claro. Agora existe na versão gourmet, que já virou mania entre os brasileiros.

O que diferencia um brigadeiro comum de um brigadeiro gourmet são os ingredientes diferentes que são incorporados ao chocolate – como pistache, mel, avelã, champanhe, entre muitos outros –, assim como a apresentação elegante e original, que já faz você comer com os olhos. Ou seja, além de deliciosos, eles têm o poder de encantar.

 

Ficou inspirada para criar uma receita diferente? Então confira esta que preparamos para você:

 

Brigadeiro Gourmet de Chocolate Meio Amargo

- Rendimento: 50 unidades
- Tempo de preparo: 40 minutos
- Nível de dificuldade: difícil

 

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado (395 g)
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (26 g)
- 450 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto picada
- ¼ de xícara (chá) de leite integral UHT (50 ml)
- Conhaque

 

Preparo

Misture o leite condensado, a manteiga, 100 g de chocolate meio amargo picado e o leite e leve para engrossar no fogo médio/baixo por cerca de 10 minutos, ou até que a mistura desgrude do fundo da panela. Deixe esfriar e reserve.

Faça a têmpera (lembre como aqui ) com o restante do chocolate. Separe em duas porções: uma equivalente a 1 xícara de chá e a outra com o chocolate restante. Na primeira, adicione de 2 a 3 gotinhas de conhaque (o chocolate deve engrossar um pouco, mas não endurecer). A segunda, use para fazer a casquinha e a base dos bombons.

Faça a metade de baixo das bolinhas: separe moldes de acetato no formato de meia-esfera e preencha o fundo com o chocolate temperado. Leve à geladeira e retire depois de 1 minuto; vire o molde para que o chocolate escorra pelas bordas e se formem meias-esferas vazias. Volte à geladeira até que o chocolate firme por inteiro e as meias-esferas se descolem do molde. Desenforme e reserve.

Agora, use moldes de acetado em formato de pastilha para fazer as bases que darão apoio às bolinhas. Preencha-os com o chocolate temperado e leve à geladeira por cerca de 10 minutos para cristalizar. Desenforme e reserve.

Coloque o restante do chocolate temperado em um saco de confeitar com bico liso e, sobre moldes de acetado em formato de meia-esfera, crie um desenho rendado fazendo fios de chocolate entrecruzados. Leve à geladeira para cristalizar por cerca de 10 minutos e depois destaque dos moldes.

Monte o bombom: utilize o chocolate reservado (aquele mais grosso, misturado com conhaque) para colar as pastilhas nas meias-esferas lisas. Preencha cada meia-esfera com a massa de brigadeiro e feche com a tampinha de chocolate rendado.

 

Variações:

- Troque a Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto pela Cobertura de Chocolate Blend Garoto ou pela Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto.

- Adicione ao brigadeiro 50 g de frutas secas, como noz, avelã ou pistache.

Dica: coloque os bombons em forminhas e sirva em festas de aniversário, casamento e bodas.

Voltar
A nova onda do brigadeiro gourmet