GAROTO

Bolo de chocolate único e maravilhoso

Bolo de chocolate único e maravilhoso

Dicas de preparo:

  • 50 minutos
  • 10 Porções
  • Médio

Bolo de chocolate único e maravilhoso

Ingredientes:

Massa:
8 ovos (claras e gemas separadas)
2 claras
150 g de manteiga
250 g Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto derretida
560 g de açucar (3 ½ xícara de chá)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (160g)
4 colheres (sopa) Cacau em Pó Garoto (40g)

Recheio:
250 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto
100 ml de creme de leite
6 colheres de sopa de mel
Geleia de damasco

Cobertura:
150 g Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto
1 xícara (chá) de leite (200ml)
0.25 xic chá de manteiga
1 ovo

Modo de preparo:

Massa 
Bata 8 gemas e acrescente (sem parar de bater) a manteiga derretida. Junte a seguir o chocolate meio amargo. Bata as 10 claras em neve e junte aos poucos o açúcar. Misture-as delicadamente, às gemas com chocolate e manteiga. Para não perder a aeração, divida as claras em 3 partes e acrescente uma parte de cada vez, envolvendo as claras com a massa, de baixo para cima. Polvilhe por cima da mistura a farinha peneirada com o cacau em pó e incorpore delicadamente até que os ingredientes estejam bem misturados. Divida a massa em 2 formas redondas (20cm) iguais, bem untadas. Forre o fundo das formas com papel manteiga e polvilhe com farinha de pão ou trigo. Pre-aqueça o forno por 5 minutos a 240ºC. Diminua a seguir para 150ºC e asse o bolo por cerca de 20 minutos, ou até que, espetando um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Deixe esfriar e desenforme.

Recheio 
Derreta em banho maria (com o fogo apagado) ou micro-ondas (na potência média) o chocolate meio amargo; junte o creme de leite e o mel. Misture bem e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Cobertura 
Derreta a cobertura de chocolate meio amargo com o leite e a manteiga. Bata o ovo, junte 3 colheres (sopa) da mistura, bata e incorpore o ovo à cobertura. Leve ao fogo baixo, mexendo por alguns minutos, e deixe esfriar.

Montagem 
Espalhe uma camada da geleia de damasco na superfície das 2 massas; reserve 2 colheres (sopa) do recheio e espalhe o restante na superfície de uma das massas (deixe uma borda de 1cm nas laterais sem recheio, para não vazar). Cubra com a outra massa e nivele as laterais com o recheio reservado. Cubra completamente o bolo com a ajuda de uma concha e leve-o à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir, para a calda firmar.

Voltar