GAROTO

Bolo Mousse de Chocolate

Bolo Mousse de Chocolate

Dicas de preparo:

  • 3 horas e 40 minutos
  • Erro! Porções
  • Fácil

Bolo Mousse de Chocolate

Ingredientes:

Massa:
4 colheres (sopa) manteiga (60g)
5 colheres (sopa) de açúcar (60g)
1 ovo
3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Garoto (30g)
0.5 xícara (chá) de farinha de trigo (60g)
1 colher (chá) de fermento em pó
0.25 xícara (chá) de leite (50ml)

Calda:
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) suco de laranja

Mousse:
300 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto derretida
4 colheres (sopa) de manteiga (60g)
5 ovos (claras e gemas separadas)
2 colheres (sopa) de açúcar
250 ml de creme de leite fresco
50 g de Cobertura de Chocolate Branco derretida (para o efeito mesclado)

Decoração:
200 g de Cobertura de Chocolate Ao Leite Garoto temperada
100 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto temperada
1 xícara (chá) de farofa crocante pronta pra sorvete (100g)

Materiais necessários:
2 moldes de PVC de peixes e estrelas do mar

Modo de preparo:

Massa: Bata a manteiga com o açúcar e o ovo por cerca de 5 minutos até obter um creme claro e aerado. Misture o chocolate em pó, a farinha de trigo e o fermento peneirados, alternando com o leite. Despeje em uma forma de aro removível (22cm de diâmetro), untada e forrada com papel manteiga, formando um disco com cerca de 1cm de altura. Passe uma espátula por cima da massa para que ela cresça por igual e leve ao forno médio (180 °C), preaquecido por cerca de 13 minutos, ou até que, ao espetar um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Deixe esfriar, solte o fundo removível da forma e retire a folha de papel manteiga da base. Coloque o disco de bolo no prato em que for servir, encaixe somente a lateral da forma sobre ele, formando um aro, e reserve.

Calda: Ferva o açúcar com o suco até obter uma calda rala. Com um pincel, passe essa calda por toda a superfície do bolo.

Mousse: Leve o chocolate meio amargo e a manteiga ao banho-maria (com o fogo desligado) ou micro-ondas, potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo para derreter por igual. Mexa bem até que todo o chocolate tenha derretido. Reserve. Coloque as gemas junto com 1 colher (sopa) de açúcar em um refratário e mantenha em banho maria quente, batendo constantemente, por cerca de 3 minutos. Retire-as do calor e termine de bater até amornar e virar uma gemada aerada. Faça o mesmo procedimento com as claras, junto com o resto do açúcar, batendo-as até o ponto de neve. Agregue delicadamente o chocolate reservado à gemada e misture, aos poucos, as claras em neve. Por fim, bata o creme de leite em ponto de picos moles e adicione-o à mistura.

Montagem: Despeje a mousse sobre o disco de bolo e deixe na geladeira por 30 minutos. Para mesclar, derreta o chocolate branco no banho-maria ou micro-ondas, potência média, por cerca de 1 minuto, mexendo na metade do tempo para derreter por igual, coloque em um cone de papel manteiga ou saco de confeitar e faça os arabescos na superfície. Em seguida, com um palito, faça movimentos circulares para mesclar. Coloque de volta na geladeira por 12 horas, solte a mousse das bordas da forma com a ajuda de uma faca.

Decoração: Com os chocolates temperados, preencha os moldes alternando as cores e fazendo mesclados com a ajuda de um pincel.

Leve para secar e desenforme. Aplique as peças de chocolate sobre a mousse e mantenha sob refrigeração ate o momento de servir. Antes de levar à mesa, espalhe a farofa crocante em volta do bolo.

Voltar