GAROTO

Bolo Especial de Chocolate com Damasco

Bolo Especial de Chocolate com Damasco

Dicas de preparo:

  • 40 minutos
  • 12 Porções
  • Médio

Bolo Especial de Chocolate com Damasco

Ingredientes:

Calda para umedecer:
6 colheres (sopa) de açúcar
casca de 1 maça
casca de 1 laranja
2 colheres (sopa) de licor de damasco

Para decoração:
100 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo

Pão-de-ló:
6 ovos inteiros
1.5 xícaras (chá) de açúcar
0.25 de xícara (chá) de óleo
6 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Garoto
1.5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Recheio de damasco:
150 g de Damasco seco
0.25 xícara de Licor de Pessego

Recheio de Chocolate:
500 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto picado
1 lata de creme de leite
150 g de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de doce de leite

Modo de preparo:

 

Modo de Preparo:

Pão de Ló bata os ovos com o açúcar por 10 minutos em velocidade máxima. Enquanto isso, leve ao fogo baixo ½ xícara (chá) de água morna, o óleo e o chocolate em pó. Misture bem até que o chocolate esteja dissolvido. Retire do fogo e acrescente aos ovos, alternando com a farinha de trigo. Por último, misture o fermento em pó. Despeje a massa em assadeira redonda (27 cm de diâmetro), untada e enfarinhada e, leve para assar em forno médio (180 °C), pré-aquecido, por cerca de 35 minutos.

Recheio de Damasco Leve ao fogo 1 xícara (chá) de água com o damasco picado (Reserve 3 damascos sem picar, para a finalização do bolo). Deixe ferver em fogo baixo até que o damasco se desmanche. Bata no processador com o licor até que fique com consistência de pasta. Reserve para a montagem do bolo.

Recheio de Chocolate Derreta o chocolate com o creme de leite em banho-maria (com o fogo desligado) ou microondas (potência média) por 3 minutos mexendo na metade do tempo. Mexa até que o chocolate esteja totalmente derretido. Deixe esfriar.

Bata na batedeira a manteiga até que ela fique branca, junte o doce de leite continue batendo até formar um creme homogêneo. Misture ao creme de chocolate e misture bem.

Calda Leve ao fogo 1 xícara (chá) de água, o açúcar, a casca da maçã e a casca de laranja. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e adicione o licor.

Montagem do bolo Divida a massa em 3 camadas. Acomode uma das metades no prato em que for servir  regue com um pouco da calda. Espalhe uma parte do recheio de chocolate, repita o processo com a outra metade do bolo, distribua o recheio de damasco. Termine com o bolo regue com o restante da calda , cubra a superfície e laterais do bolo com o creme de chocolate restante e finalize com os damascos inteiros. Leve à geladeira até o momento de servir.

Voltar