GAROTO

Ovo Vitrine

Ovo Vitrine

Dicas de preparo:

  • 60 minutos
  • 2 Porções
  • Fácil

Ovo Vitrine

Ingredientes:

Casca:
300 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto

Bolas de futebol:
30 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto
150 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto

Modo de preparo:

CascaPique 200 g do chocolate meio amargo em pedaços pequenos e regulares e os outros 100 g em pedacinhos bem menores. Derreta os 200 g do chocolate em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média (50%) por cerca de 3 minutos e mexa suavemente a cada minuto, até o chocolate derreter completamente. A temperatura deve chegar a 40-45ºC. Para fazer a têmpera do chocolate derretido, acrescente os 100 g restantes, aos poucos, mexendo constantemente de forma delicada. Ao final da têmpera, o chocolate deve estar totalmente derretido e a temperatura deve ser 31ºC.

Com um pincel, espalhe o chocolate em dois moldes de PVC (para ovos de 500 g), formando a primeira camada de chocolate. Leve o molde à geladeira, com a cavidade voltada para cima, até secar. Repita esse procedimento para fazer a segunda camada. Reserve o chocolate temperado restante.

Desenforme e posicione uma metade do ovo sobre uma superfície coberta com papel- manteiga. Aqueça um aro de metal redondo utilizando um soprador térmico ou uma assadeira quentee, delicadamente, pressione-os contra uma das metades do ovo, até furar. Repita a operação com diferentes tamanhos de aros em toda a superfície da casca, tomando cuidado para não quebrá-la.

Bolas de futebolPique o chocolate meio amargo em pedaços pequenos e regulares. Derreta-o em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média (50%) por cerca de 30 segundos. Mexa delicadamente até que o chocolate derreta completamente. A temperatura deve chegar à 40-45ºC. Troque de refratário e apoie-o sobre uma tigela com água fria. Mexa suavemente até que a temperatura atinja 31ºC. Usando um pincel, pinte os pentágonos de um molde de bolas de futebol. Leve à geladeira por 3 minutos para secar.

Pique o chocolate branco em pedaços pequenos e regulares. Derreta-o em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média (50%) por cerca de 2 minutos. Mexa delicadamente a cada minuto até que o chocolate derreta completamente. A temperatura deve chegar à 40-45ºC. Troque de refratário e apoie-o sobre uma tigela com água fria. Mexa suavemente até que a temperatura atinja 28ºC. Preencha os moldes de bola de futebol com 130 g do chocolate branco temperado. Dê leves batidinhas em um superfície para retirar as bolhas de ar e leve-os à geladeira por cerca de 20 minutos, até que o molde fique opaco e as peças soltem facilmente do molde. Retire do molde e, com o restante do chocolate branco, una as metades das bolinhas.

Disponha as bolinhas de futebol na metade do ovo que não foi furada. Aqueça levemente uma assadeira de alumínio, apoie rapidamente a metade do ovo que foi furada e, em seguida, una-a a casca de ovo com as bolinhas. Embale com celofane e fita.

DicasSe preferir, ao em vez de usar o pincel, você pode preencher o molde das cascas com o chocolate temperado e, em seguida, virá-lo sobre o próprio refratário de chocolate para retirar os excessos do molde. 

O molde de PVC para chocolate e o soprador térmico são vendidos em lojas de artigos para confeitaria ou produtos culinários.

VariaçãoFaça bombons de outros formatos, como de coração, de coelhos de Páscoa ou de estrela.

 

 

 

Voltar