GAROTO

Panetone do Natal Brasileiro

Panetone do Natal Brasileiro

Dicas de preparo:

  • 45 minutos
  • 5 Porções
  • Fácil

Panetone do Natal Brasileiro

Ingredientes:

panetone:
1 panetone

Ganache:
300 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto
0.25 xícara (chá) de creme leite (50 g)
0.25 xícara de suco natural de maracujá (50 ml)

Finalização:
300 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto
100 g de frutas secas, castanhas ou nozes

Modo de preparo:

Preparo

Corte o topo do panetone e reserve. Com uma faca, delimite as bordas do panetone em cerca de 3 cm, cortando um círculo em sua parte interna e retirando o miolo com a ajuda de uma colher. Esfarele bem o miolo e coloque-o em uma tigela.

Ganache

Pique o chocolate em pedaços pequenos e regulares. Aqueça o creme de leite em um refratário por 30 segundos no micro-ondas em potência média. Misture o chocolate picado e leve ao micro-ondas por mais 1 minuto, mexendo delicadamente até que o chocolate esteja completamente derretido. Reaqueça caso fique algum pedaço de chocolate sem derreter. Acrescente o suco de maracujá e o miolo esfarelado do panetone. Mexa bem até obter uma massa homogênea e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.

Finalização

Pique 200 g do chocolate em pedaços pequenos e regulares e os outros 100 g em pedacinhos bem menores. Derreta os 200 g do chocolate em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média por cerca de 1 minuto, mexendo suavemente na metade do tempo até que o chocolate derreta completamente. A temperatura deve chegar à 40-45ºC. Para fazer a têmpera do chocolate derretido, acrescente os 100 g restantes do chocolate, aos poucos, mexendo constantemente de forma delicada. Ao final da têmpera, o chocolate deve estar totalmente derretido e a temperatura deve ser 31ºC.

Recheie o panetone com a ganache, completamento toda a sua cavidade. Recoloque a tampa e espalhe o chocolate branco temperado sobre o panetone. Decore colocando frutas secas. Leve à geladeira até secar por cerca de 10 minutos. Embale em uma caixa de acetato e amarre com fita.

Dica

Você pode fazer a decoração utilizando raspas de chocolate e confeitos natalinos.

Variação

Substitua o suco de maracujá por suco frutas brasileiras, como graviola, acerola, açaí, caju ou cupuaçu, na mesma proporção.

 

Voltar