GAROTO

Casinha de Pão de Mel

Casinha de Pão de Mel

Dicas de preparo:

  • 1 horas e 40 minutos
  • 10 Porções
  • Fácil

Casinha de Pão de Mel

Ingredientes:

Finalização:
300 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto
50 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto
0.5 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de cravo em pó
3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Garoto
1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (195 g)
1 xícara (chá) de mel (290 g)
1 ¼ tablete de manteiga (250 g)
0.75 xícara (chá) de leite (150 ml)
0.5 colher (sopa) de fermento em pó

Ganache:
500 g de Cobertura de Chocolate Ao Leite Garoto
1 lata de creme de leite (300 g)
1 colher (chá) de canela em pó
0.5 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de conhaque

Modo de preparo:

Massa

Misture em uma panela o açúcar mascavo, o mel e a manteiga e leve ao fogo baixo, cozinhando até ferver. Em uma tigela, misture a farinha, a canela, o gengibre, o cravo e o chocolate em pó. Despeje a mistura aquecida nos ingredientes secos e misture-os. Por último, adicione o leite e o fermento em pó e mexa bem.

Unte e enfarinhe uma forma quadrada (25 X 25 cm) e asse por cerca de 30 minutos em forno médio (180ºC) preaquecido. Deixe esfriar.

Ganache

Pique o chocolate ao leite em pedaços pequenos e regulares. Aqueça o creme de leite no micro-ondas em potência média (50%) por 1 minuto. Acrescente o chocolate picado e mexa suavemente. Volte ao micro-ondas por mais 2 minutos mexendo na metade do tempo, até que derreta por completo. Adicione a canela, o cravo, o gengibre e o conhaque e misture até que fique homogêneo. Leve à geladeira por 1 hora ou até que esteja firme. Retire da geladeira e bata a ganache por mais 10 minutos, ou até que fique fofa e com cor mais clara, em velocidade máxima na batedeira. Reserve.

Finalização

Corte o bolo retirando 4 triângulos das pontas e deixando um quadrado no meio. Divida o quadrado em dois retângulos para formar a base da casinha. Una os quatro triângulos, aplicando a ganache com uma espátula entre eles e pressionando levemente uns contra os outros, de modo a formar um telhado. Passe ganache sobre a base retangular da casinha e coloque o telhado sobre ela.

Pique 200 g do chocolate meio amargo em pedaços regulares e os outros 100 g em pedacinhos bem menores. Derreta os 200 g do chocolate no micro-ondas em potência média (50%) por cerca de 1 minuto, mexendo suavemente na metade do tempo até que o chocolate esteja derretido  A temperatura deve chegar a 40-45ºC. Para fazer a têmpera do chocolate derretido, acrescente os 100 g restantes do chocolate, aos poucos, mexendo constantemente de forma delicada. Ao final do processo, o chocolate deve estar totalmente derretido e a temperatura final deve ser 31ºC.

Espalhe uma fina camada do chocolate sobre uma placa de acrílico e leve à geladeira por alguns segundos, somente para secar a superfície do chocolate. Retire da geladeira e corte 1 retângulo (5 cm x 8 cm) para fazer a porta, 3 quadrados (4 cm) para fazer as janelas e quadrados menores (3,5 cm) para montar o telhado. Volte à geladeira por mais 15 minutos, ou até que a placa fique opaca, e destaque as plaquinhas.

Pique o chocolate branco em pedaços pequenos e regulares e derreta-o em refratário limpo e seco por 30 segundos no micro-ondas em potência média. Faça um cone de papel-manteiga, preencha-o com o chocolate branco derretido e desenhe os detalhes da porta e das janelas. Leve à geladeira por cerca de 5 minutos para secar o chocolate branco.

Cubra toda a casinha com a ganache, posicione a porta e as janelas e arranje as telhas. Passe a ganache restante para um saco de confeiteiro com bico pitanga e faça o acabamento das laterais e da base da casinha. Leve à geladeira por 1 hora para a estrutura ficar firme e finalize polvilhando o açúcar de confeiteiro com uma peneira, sobre o telhado.

Dica

Caso você utilize a folha de acetato para fazer as portas, as janelas e o telhado, posicione a folha sobre uma placa maior (forma, tábua, bandeja) e, com uma fita adesiva, prenda toda a lateral da folha, para quando o chocolate cristalizar não fique curvo.

Para fazer ocone de papel-manteiga, divida na diagonal um quadrado de papel-manteiga. Você poderá fazer dois cones com esse material. Pegue um dos triângulos e sobreponha as pontas, de modo a obter um formato de cone. Dobre a ponta da borda para que o cone não desmanche. Depois que preencher o cone com chocolate, corte a ponta regulando no tamanho em que for usar.

Variação

Use a Cobertura de Chocolate Branco Garoto para fazer a porta, as janelas e o telhado e faço os detalhes com a Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto.

Voltar