GAROTO

Pavê de Pão de Mel

Pavê de Pão de Mel

Dicas de preparo:

  • 60 minutos
  • 14 Porções
  • Fácil

Pavê de Pão de Mel

Ingredientes:

Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de cravo em pó
3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Garoto
1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (195 g)
1 xícara (chá) de mel (290 g)
1 ¼ tablete de manteiga (250 g)
0.75 xícara (chá) de leite (150 ml)
0.5 colher (sopa) de fermento em pó

Ganache:
1 ½ xícara (chá) de frutas cristalizadas (200 g)
5 colheres (sopa) de licor de laranja (75 ml)
500 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto
1 ¼ xícara (chá) de creme de leite (250 ml)

Cobertura:
1 colher (sopa) de açúcar (12 g)
1 colher (sopa) de conhaque (15 ml)
300 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto
1 xícara (chá) de creme de leite (200 ml)

Finalização:
100 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto

Modo de preparo:

Massa

Misture em uma panela o açúcar mascavo, o mel e a manteiga e leve ao fogo baixo, cozinhando até ferver. Em uma tigela, misture a farinha, a canela, o gengibre, o cravo e o chocolate em pó. Despeje a mistura aquecida nos ingredientes secos e misture-os. Por último, adicione o leite e o fermento em pó e mexa bem, até obter uma massa homogênea.

Unte e enfarinhe uma forma retangular (20 cm x 30 cm) e asse por cerca de 35 minutos em forno baixo (150ºC) preaquecido. Deixe esfriar.

Ganache

Deixe as frutas cristalizadas de molho no licor de laranja e reserve.

Pique o chocolate branco em pedaços pequenos e regulares e misture-o ao creme de leite. Leve ao micro-ondas em potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo a cada minuto, até que o chocolate se derreta por completo. Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Bata a ganache até que adquira cor mais clara, em velocidade máxima no liquidificador. Adicione as frutas cristalizadas e o licor, mexa delicadamente e reserve.

Cobertura

Em um refratário, faça uma calda misturando ¼ xícara (chá) de água com o açúcar e levando ao microondas por 1 minuto. Adicione o conhaque e reserve.

Corte o pão de mel em 3 camadas. Na mesma forma utilizada para assar a massa, coloque uma das camadas do pão de mel e umedeça-a com um pouco de calda, usando um pincel. Cubra-a com metade da ganache e repita o processo com mais uma das camadas. Feche com a última camada e umedeça-a com o restante da calda.

Pique o chocolate meio amargo em pedaços pequenos e regulares e misture-o ao creme de leite em um refratário limpo e seco. Leve ao micro-ondas em potência média, por 1 minuto, mexendo na metade do tempo. Caso fique algum pedaço de chocolate sem derreter, reaqueça por mais 30 segundos. Cubra o pavê com essa ganache.

Finalização

Pique o chocolate branco em pedaços pequenos e regulares e derreta-o em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média, por cerca de 1 minuto. Preencha um cone de papel-manteiga e decore fazendo riscos paralelos sobre a cobertura do pavê. Passe um palito fazendo linhas no sentido contrário aos riscos de chocolate branco, de modo a mesclar os chocolates em alguns pontos. Sirva cortando em quadrados.

Dica

Para fazer ocone de papel-manteiga, divida na diagonal um quadrado de papel-manteiga. Você poderá fazer dois cones com esse material. Pegue um dos triângulos e sobreponha as pontas, de modo a obter um formato de cone. Dobre a ponta da borda para que o cone não desmanche. Depois que preencher o cone com chocolate, corte a ponta regulando no tamanho em que for usar.

Variações

Substitua as frutas cristalizadas por nozes, castanhas ou amêndoas. Ao acrescentar estes ingredientes, não é necessário deixá-los de molho no licor.

Inverta os chocolates, usando a Cobertura de Chocolate Branco Garoto para cobrir o pavê e a Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto para fazer os riscos da decoração.

Voltar