GAROTO

Gengibre Crespinho

Gengibre Crespinho

Dicas de preparo:

  • 50 minutos
  • 50 Porções
  • Fácil

Gengibre Crespinho

Ingredientes:

Ganache:
400 g de Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto
0.5 xícara (chá) de leite integral (100 ml)
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de conhaque
2 colheres (chá) de gengibre

Modelar e Finalizar:
600 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto

Modo de preparo:

Ganache

Pique o chocolate em pedaços pequenos e regulares. Aqueça o leite no micro-ondas em potência média por 1 minuto. Junte o chocolate picado, misture e volte ao micro-ondas por mais 1 minuto, mexendo até que derreta por completo. Adicione o mel, o conhaque e o gengibre e mexa até que fique homogêneo. Leve à geladeira e deixe por cerca de 3 horas, ou até que fique com consistência firme.

Modelar e Finalizar

Com o auxílio de duas colheres de sobremesa, modele a trufa passando a ganache de uma colher para a outra. Coloque as trufas moldadas sobre um papel manteiga. Deixe em temperatura ambiente (20 a 22 ºC) por cerca de 20 minutos para formar uma película na superfície, o que irá facilitar o banho.

Enquanto isso, pique 400 g do chocolate em pedaços pequenos regulares e os outros 200 g em pedacinhos bem menores. Derreta os 400 g do chocolate em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média, por cerca de 3 minutos e mexa suavemente a cada minuto, até que o chocolate esteja completamente derretido. A temperatura deve chegar a 40-45ºC. Para fazer a têmpera do chocolate derretido, acrescente os 200 g restantes de chocolate, aos poucos, mexendo constantemente de forma delicada. Ao final da têmpera, o chocolate deve estar totalmente derretido e a temperatura deve ser 31ºC. Coloque o chocolate meio amargo temperado em um refratário fundo. Mergulhe a trufa com o auxílio de um garfo próprio para banhar. Dê algumas batidas sobre o próprio chocolate para eliminar os excessos e tornar o banho mais fino e uniforme. Deslize a trufa para uma superfície forrada com papel-manteiga. Enquanto o chocolate do banho ainda estiver úmido, encoste as pontas do garfo, dando “puxadinhas” em toda a trufa para que ela fique com um aspecto crespo. Leve à geladeira para secar por cerca de 10 minutos e embrulhe em caixinhas de papel próprias para trufas e bombons.

Dica

Caso prefira, use glucose de milho no lugar de mel, na ganache.

Variação

Substitua o conhaque da ganache por licor de amarula, na mesma proporção.

 

 

Voltar