GAROTO

Torta gelada de limão

Torta gelada de limão

Dicas de preparo:

  • 45 minutos
  • 10 Porções
  • Médio

Torta gelada de limão

Modo de preparo:

     1) Massa: bata os ovos com o açúcar na batedeira por 10 minutos em velocidade máxima. Coloque ½ xícara (chá) de água com o óleo em uma panela pequena, leve ao fogo baixo e deixe ferver por 3 minutos. Junte a água fervente aos ovos da batedeira, alternando com a farinha de trigo, e por último misture delicadamente o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira redonda (27 cm de diâmetro), untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180 °C), pré-aquecido, por cerca de 35 minutos.

 

     2) Calda: leve ao fogo, em uma panela pequena, a casca de laranja, a casca de maçã, 1 ½ xícara (chá) de água e o açúcar. Deixe fever por 10 minutos e, depois de frio, peneire e reserve.

 

     3) Recheio: em um refratário coloque o chocolate picado, o creme de leite, o suco de limão e as raspas. Leve ao banho-maria (com o fogo apagado) ou micro-ondas, potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Misture bem, cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 1 hora ou até adquirir consistência firme. Retire a massa da geladeira, separe 140 g do receheio e volte o restante à geladeira. Com o auxílio de 2 colheres de café, modele cerca de 25 minitrufas com a ganache separada. Coloque-as sobre uma superfície forrada com papel-manteiga e volte à geladeira.

 

     4) Com o chocolate temperado, faça o banho das minitrufas e coloque-as sobre uma superfície forrada com papel-manteiga e leve à geladeira, por cerca de 5 minutos, para secar. Retire as trufas da geladeira e reserve

 

     5) Montagem: corte a massa em 3 camadas, coloque sobre um prato uma camada de bolo, regue com a calda e espalhe uma parte do recheio; repita o processo alternando bolo e recheio. Cubra com a massa, finalize com o recheio e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

 

     6) Decoração: retire o bolo da geladeira edecore com rodelas de limão e minitrufas.

Voltar