GAROTO

Ovo Cestinha de Ovos

Ovo Cestinha de Ovos

Dicas de preparo:

  • 60 minutos
  • 2 Porções
  • Fácil

Ovo Cestinha de Ovos

Ingredientes:

Ovo:
500 g de Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto picada
500 g de Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto temperada
1 xícara (chá) de creme de leite (200 ml)
2 colheres (sopa) de conhaque
4 unidades de paçoca
1 ½ xícara (chá) de coco seco ralado (100 g)
130 g de granulado de chocolate
1 xícara (chá) de castanha de caju ou de amendoim picada - xerém (150 g)

Material necessário:
1 Filme-plástico
1 Molde para ovo de 750 g
3 Moldes para ovos de 50 g com 6 metades de ovo cada
1 Pincel culinário
1 Placa de alumínio
1 Papel celofane transparente
1 Fita

Modo de preparo:

Comece preparando o recheio trufadoColoque o chocolate ao leite picado em um refratário junto com o creme de leite. Leve ao banho-maria, mexendo sempre (com o fogo desligado), ou derreta em microondas, na potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Misture até derreter todo o chocolate e acrescente o conhaque. Divida o recheio em 3 refratários pequenos. Em um deles coloque as paçocas amassadas, no outro ½ xícara (chá) do coco seco ralado e no terceiro não acrescente nada, a fim de obter um recheio tradicional. Cubra-os com filme-plástico e leve-os à geladeira até ficarem com consistência firme.


Modele o ovo de 750 gDisponha o chocolate temperado até preencher metade do molde, girando-o em seguida até recobrir toda a superfície da cavidade. Leve-o à geladeira por alguns minutos com a cavidade virada para cima. Repita o processo mais duas vezes, tomando cuidado para que o chocolate se espalhe de forma uniforme. Raspe as beiradas do molde com uma espátula, eliminando o excesso de chocolate e formando uma borda mais grossa. Leve-o de volta à geladeira com a cavidade voltada para cima até que o chocolate fique firme. Vire o molde, deixando-o sobre a grade da geladeira até que fique opaco, indicando que o ovo já pode ser desenformado.


Modele os ovos de 50 gCom um pincel, faça uma primeira camada de chocolate ao leite temperado nos moldes e leve-os à geladeira com a cavidade virada para cima por alguns segundos até secar. Repita esse procedimento mais uma vez a fim de que os ovos fiquem com a espessura adequada para rechear. 
Recheie as cascas: utilizando as costas de uma colher pequena, espalhe o recheio por toda a superfície do molde de chocolate, deixando 1 cm das bordas sem recheio para fixar melhor a última camada de chocolate. Faça cada molde com um tipo de recheio (coco, tradicional e paçoca) e leve-os à geladeira por 5 minutos.


Finalize os ovinhosEspalhe o chocolate restante por toda a superfície dos recheios, cobrindo-os completamente. Raspe os moldes com uma espátula, formando uma borda mais grossa, e volte à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire o molde com a cavidade voltada para baixo. Com o auxílio de um pincel, espalhe uma fina camada de chocolate em cada metade dos ovinhos e passe, logo em seguida, os ovinhos com o recheio tradicional no granulado, os ovinhos com o recheio de paçoca no xerém e os ovinhos com recheio de coco no coco seco ralado. Deixe-os secar, passe rapidamente cada uma das metades em uma placa de alumínio aquecida para derreter levemente o chocolate, junte-as em par e deixe-as secar.


MontagemColoque a metade do ovo de 750 g com a cavidade voltada para cima. Acomode os ovinhos de variados sabores sobre a casca de 750 g como se ela fosse uma cesta, embale-a com papel celofane transparente e finalize com um laço de fita.

Voltar