GAROTO

Bolo Vienense

Bolo Vienense

Dicas de preparo:

  • 45 minutos
  • 16 Porções
  • Médio

Bolo Vienense

Ingredientes:

Massa:
250 g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar (320 g)
6 ovos (claras e gemas separadas)
5 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Garoto (50 g)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1.25 de xícara (chá) de leite (250 ml)

Recheios:
300 g de Cobertura de Chocolate Ao Leite Garoto
200 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto
300 g de manteiga em temperatura ambiente
0.5 xícara (chá) de açúcar (80 g)
2 colheres (sopa) de café forte
4 claras

Montagem:
1 xícara (chá) de leite (200 ml)
4 colheres (sopa) de licor de cacau (50 ml)

Modo de preparo:

 

Massa bata a manteiga com o açúcar e, sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma, obtendo uma mistura fofa. Peneire juntos o chocolate, a farinha e o fermento e acrescente-os à massa, alternando com o leite. Por último, bata as claras em neve e misture-as delicadamente com a massa. Unte e enfarinhe uma forma média de aro removível (24 cm de diâmetro) e nela despeje a massa. Pré-aqueça o forno a 180 °C e asse por cerca de 50 minutos. Deixe amornar, desenforme, corte em 4 camadas de igual espessura e reserve.

Recheios derreta o chocolate ao leite em microondas, na potência média, por 2 a 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Despeje em um outro refratário limpo e seco e mexa bem até que esteja frio. Faça o mesmo com o chocolate meio amargo. Reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Acrescente o café forte e misture bem. Junte aos poucos a cobertura de chocolate ao leite derretida e fria, misturando com uma espátula até formar um creme homogêneo. Junte as claras em neve, misturando delicadamente. Separe 2 xícaras (chá) desse creme e acrescente a cobertura de chocolate meio amargo, derretida e fria, para obter um recheio escuro.

Montagem misture o leite com o licor de cacau e regue as 4 partes da massa. Monte o bolo intercalando camadas de creme claro, creme escuro e massa. Coloque o restante dos recheios em 2 sacos de confeitar, com bico em forma de pitanga. Cubra toda a superfície do bolo alternando pitangas de recheio claro e escuro.

 

 

Voltar