GAROTO

Bem-Casado de Gianduia

Bem-Casado de Gianduia

Dicas de preparo:

  • 60 minutos
  • 60 Porções
  • Fácil

Bem-Casado de Gianduia

Ingredientes:

Massa:
8 ovos grandes
1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
1 xícara (chá) de fécula de batata (110 g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
1 ½ colher (sopa) de Cacau em Pó Garoto (15 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (15 g)

Recheio:
1 xícara (chá) de avelãs (120g)
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (12g)
1 tablete de manteiga (200g)
500 g de Cobertura de Chocolate ao Leite Garoto

Montagem:
1 kg de Cobertura de Chocolate Branco Garoto

Modo de preparo:

Massa

Separe as claras das gemas. Bata as gemas e o açúcar por 5 minutos, na velocidade máxima da batedeira, até obter um creme claro. À parte, peneire a fécula de batata, a farinha de trigo, o cacau em pó e o fermento e, aos poucos, misture delicadamente ao creme.

Bata as claras por cerca de 15 segundos na velocidade máxima da batedeira, adicione 1 colher (chá) de açúcar e continue batendo por cerca de 5 minutos, ou até obter picos macios. Misture delicadamente as claras à massa, cuidando para não perder a leveza. Em assadeira untada e enfarinhada, faça pequenas porções circulares da massa com ajuda de uma colher (sobremesa), ou utilize um saco de confeitar. Deixe espaço entre as porções para que não grudem entre si enquanto assam. Leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 15 minutos. Retire e deixe esfriar.

Recheio

Toste as avelãs em fogo médio, até que fiquem douradas e mexendo sempre para que não queimem. Processe-as ainda quentes com o açúcar de confeiteiro no processador de alimentos, até liberarem o seu óleo e formarem uma pasta. Mantenha tampado e reserve.

Bata a manteiga até obter um creme bem aerado.

Pique 350 g do chocolate em pedaços pequenos regulares e os outros 150 g em pedacinhos bem menores. Derreta os 350 g do chocolate em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média, por cerca de 3 minutos e mexa suavemente a cada minuto até que o chocolate derreta por completo. Reaqueça por mais 30 segundos caso a temperatura não chegue a 40-45ºC. Para fazer a têmpera do chocolate derretido, acrescente os 150 g restantes do chocolate, aos poucos, mexendo constantemente de forma delicada. Ao final da têmpera, o chocolate deve estar totalmente derretido e a temperatura deve ser 31ºC.  

Junte a pasta de avelã, a manteiga e o chocolate temperado. Mexa delicadamente para agregá-los e então passe para um saco de confeiteiro. Reserve.

Montagem

Una os círculos em pares, porcionando ½ colher (sopa) de recheio por bem-casado.

Pique 650 g do chocolate em pedaços pequenos regulares e os outros 350 g em pedacinhos bem menores. Derreta os 650 g do chocolate em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média, por cerca de 3 minutos e mexa suavemente a cada minuto, até que o chocolate esteja completamente derretido. A temperatura de estar em 40-45ºC. Para fazer a têmpera do chocolate derretido, acrescente os 350 g restantes do chocolate, aos poucos, mexendo constantemente de forma delicada. Ao final da têmpera, o chocolate deve estar totalmente derretido e a temperatura deve ser 31ºC. Mergulhe o bem-casado com o auxílio de um garfo próprio para banhar. Dê algumas batidas sobre o próprio chocolate para eliminar os excessos e tornar o banho mais fino e uniforme. Deslize o bem-casado para uma superfície forrada com papel-manteiga. Enquanto o chocolate do banho ainda estiver úmido, encoste as pontas de um garfo, dando “puxadinhas” em todo o chocolate do bem-casado para que fique com um aspecto crespo. Leve à geladeira para secar por cerca de 10 minutos e embale em caixinhas de papel forradas com papel de seda.

Dicas

Outra forma de preparar a massa do seu bem casado é assando em forma retangular, forrada com papel-manteiga untado. Complete com 1 cm de massa (aproximadamente a largura de 1 dedo) e, depois de assado, use cortadores redondos (4 cm de diâmetro) para formar os círculos.

Variação

Substitua o chocolate branco do banho por Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto, na mesma proporção.

 

Voltar