GAROTO

Torta Praliné

Torta Praliné

Dicas de preparo:

  • 60 minutos
  • 12 Porções
  • Médio

Torta Praliné

Ingredientes:

Recheio de praliné:
0.5 xícara (chá) de açúcar (80 g)
50 g de amêndoas sem cascas
1.25 xícara (chá) de creme de leite fresco (350 ml)
350 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto picada
100 g de manteiga batida

Finalização:
2 colheres (sopa) de xarope de glucose de milho branco (cerca de 50 g)
150 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto picada
0.5 xícara (chá) de açúcar (80 g)
100 g de amêndoas sem cascas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (10 g)

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
0.5 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (80 g)
3 colheres (sopa) de farinha de caju (30 g)
0.5 colher (café) de sal
150 g de manteiga sem sal gelada
1 ovo inteiro

Modo de preparo:

massa peneire os ingredientes secos e acrescente a manteiga em pedaços, misturando até formar uma farofa. Acrescente o ovo, mexa rapidamente até formar uma massa homogênea e leve à geladeira por 30 minutos.

Abra a massa com um rolo entre dois sacos plásticos e, com ela, forre uma assadeira redonda de fundo removível (25 cm de diâmetro), deixando uma altura de 4 cm nas laterais. Fure a massa com um garfo e cubra-a com papel-manteiga e com feijões secos, para manter o formato.

Pré-aqueça o forno a 180 °C e asse por cerca de 15 minutos. Retire o papel-manteiga, os feijões e volte ao forno até dourar

recheio de praliné  começando pelo crocante: em uma frigideira grande e de bordas altas, coloque ¼ de xícara (chá) de água (50 ml) e o açúcar; leve ao fogo até ferver. Junte as amêndoas e mexa continuamente em fogo baixo até o açúcar caramelizar por completo.

transforme o crocante em pasta: despeje o crocante de amêndoas em uma superfície untada com manteiga e deixe-o esfriar, para depois quebrar em pedaços e bater em um processador, até formar uma pasta - mantida tampada em geladeira, esta pasta de praliné conserva-se por até 6 meses.

termine o recheio ferva o creme de leite e acrescente-o ao chocolate, mexendo até formar um creme liso (ganache). Junte a pasta de amêndoas (conhecida como praliné), misture e deixe esfriar. Acrescente a manteiga batida e misture até obter um creme homogêneo. Despeje-o sobre a massa e leve à geladeira por 2 horas ou até adquirir consistência firme.

 finalize a torta ferva ¼ de xícara de água e a glucose. Desligue o fogo e adicione o chocolate picado, mexendo até formar uma calda lisa e brilhante. Cubra toda a superfície da torta com essa calda, despejando-a de uma só vez.

faça o acabamento com as amêndoas ferva ¼ xícara (chá) de água com o açúcar. Junte as amêndoas e mexa em fogo baixo até caramelizar por completo. Desligue o fogo, adicione a manteiga e, em uma superfície untada , despeje pequenas porções dessa mistura - prepare-as no dia em que for servir a torta, para evitar que o caramelo amoleça.

Voltar