GAROTO

Bombom de Café

Bombom de Café

Dicas de preparo:

  • 40 minutos
  • 40 Porções
  • Fácil

Bombom de Café

Ingredientes:

Recheio:
250 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto
100 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto
0.5 xícara (chá) de creme de leite (100 ml)
1 colher (sopa) de café solúvel (5 g)
2 colheres (sopa) de whisky (26 ml)

Casquinha:
400 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto

Finalização:
Grãos de café inteiros

Modo de preparo:

Recheio

Pique os chocolates em pedaços pequenos e regulares. Aqueça o creme de leite, no micro-ondas em potência média por cerca de 30 segundos e acrescente os chocolates picados, mexendo delicadamente. Volte ao micro-ondas por mais 30 segundos caso fiquem pedaços de chocolate sem derreter. Dissolva o café no whisky e acrescente essa mistura ao creme de chocolate. Mantenha em geladeira por cerca de 2 horas para esfriar e firmar.

Derretimento e têmpera

Pique o chocolate em pedaços pequenos e regulares e coloque em um refratário limpo e seco. Leve ao micro-ondas em potência média (50 %), mexendo a cada 1 minuto para uniformizar a temperatura. Repita essa operação até que o chocolate esteja completamente derretido e sua temperatura esteja entre 40 e 45 ºC. Sobre a pele, ele irá transmitir a sensação de quente, mas sem queimar.

Para fazer a têmpera, espalhe o chocolate derretido sobre a pedra de mármore limpa e bem seca. Trabalhe com 2 espátulas, espalhando e recolhendo o chocolate continuamente, até que se torne levemente viscoso e atinja a temperatura final de 31 ºC.

Casquinha

Preencha completamente os moldes para bombom com o chocolate temperado e dê algumas batidinhas para eliminar as bolhas de ar. Vire-o sobre um refratário para escorrer o excesso e leve-o à geladeira por cerca de 3 minutos, até que, ao toque, esteja seco.

Preencha as cavidades com a ganache de café e feche os bombons com o restante do chocolate temperado. Limpe o excesso com uma espátula e volte o molde à geladeira, deixando por cerca de 20 minutos ou até que o molde esteja opaco, indicando que os bombons podem ser desenformados.

Desenforme dando algumas batidas no molde e virando-o sobre a mesa.

Finalização

Coloque o restante do chocolate temperado em um cone de papel manteiga e use para colar os grãos de café na superfície dos bombons. Acomode-os em forminhas ou em uma caixa para presente.

Voltar