GAROTO

Muffin de Canela

Muffin de Canela

Dicas de preparo:

  • 60 minutos
  • 5 Porções
  • Fácil

Muffin de Canela

Ingredientes:

Massa:
100 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto
1 xícara (chá) de mel (290 g)
0.5 xícara (chá) de açúcar mascavo peneirado (60 g)
0.25 de xícara (chá) de Chocolate em pó Garoto (25 g)
0.25 tablete de manteiga sem sal (50 g)
1 ovo
1 pote de iogurte natural (200 g)
3 colheres (sopa) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
1 colher (sopa) de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio

Decoração:
400 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto
2 colheres (sopa) de glucose de milho (50 g)
2 claras
2 colheres (sopa) de conhaque (25 ml)
6 xícaras (chá) de açúcar impalpável (600 g)
1 pote de doce de leite

Modo de preparo:

Massa

Pique o chocolate meio amargo em pedaços pequenos e regulares e derreta-o no micro-ondas em potência média por cerca de 2 minutos, mexendo na metade do tempo, até que o chocolate derreta completamente. Misture o mel, o açúcar mascavo, o chocolate em pó e a manteiga com uma espátula, até obter um creme homogêneo. Bata o ovo com um garfo e misture-o ao creme. Adicione o iogurte e o óleo. Aos poucos, acrescente a farinha, incorporando-a à massa a cada adição. Por fim, junte a canela, o sal e o bicarbonato de sódio e mexa delicadamente.

Posicione forminhas de papel em uma forma própria para muffin e preencha-as com massa, até a metade de cada forminha. Preaqueça o forno a 180ºC e leve para assar por cerca de 20 minutos.

Decoração

Pique o chocolate branco em pedaços pequenos e regulares  e derreta-o em refratário limpo e seco por 3 minutos no micro-ondas em potência média, mexendo delicadamente a cada minuto. Peneire o açúcar impalpável e reserve.

Misture a glucose de milho e as claras e leve ao banho-maria, com o fogo desligado, cuidando para que a água toque apenas o fundo do refratário. Mexa por cerca de 5 minutos até obter uma mistura homogênea e sem viscosidade, tomando cuidado para que as claras não cozinhem. Retire o refratário do banho-maria, acrescente o chocolate derretido, o conhaque  e 1 xícara (chá) do açúcar. Misture bem e transfira a massa para uma superfície limpa e seca. Aos poucos, junte o restante do açúcar, até que massa fique homogênea, macia e lisa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Para moldar, retire a massa da geladeira e sove-a, deixando-a bem maleável. Coloque uma porção da massa entre duas folhas plásticas e abra com um rolo, até chegar a espessura de 5 mm. Retire uma das folhas plásticas e coloque a massa sobre um tapete de silicone decorado, polvilhado com o açúcar impalpável. Passe o rolo sobre o tapete, para marcar bem o desenho. Vire o tapete, deixando a massa para baixo e, delicadamente, retire-o da massa. Corte as sobras das bordas de cada renda com uma faca de ponta fina. Utilize para decorar bombons e minibolos.

Abra uma pequena cavidade no centro de cada muffin, retirando parte do miolo. Aplique o doce de leite com um saco de confeitar e decore com a renda de chocolate. Embale em caixinhas próprias para muffin e cup cakes.

Dicas

Você pode encontrar o tapete de silicone em lojas de artigos para confeitaria.

Usar forminhas coloridas e caixinhas decoradas com temas natalinos dará um toque especial aos muffins.

Variação

Substitua a canela por outra especiaria em pó, como cravo ou gengibre.

Voltar